Eclipse solar total com maior tempo de duração (6m39s) no Séc.XXI, 2009
São 8:38 certas ao minuto - quase 1h30m antes do auge do fenómeno - e o Coroneu sonolento observa o eclipse anular do sol. Na verdade em Lisboa é um eclipse parcial. É o maior eclipse solar do último século em Portugal. O próximo eclipse anular em Portugal será em 2028. Há eclipses solares de quatro tipos:
- O eclipse total: todo o sol fica oculto pela lua. Noite completa.
- O eclipse parcial: apenas uma parte do sol é comida pela lua.
- O eclipse anular: um anel da luminosidade solar pode ser vista ao redor da lua.
- O eclipse híbrido: quando o eclipse é anular em alguns locais e total em outros.
O último eclipse que o Coroneu observou atento foi um eclipse lunar no Brasil, com a lua ao contrário num céu desconhecido. O próximo eclipse solar será total e começa onde o Brasil acaba prolongando-se até à Russia e Mongólia. Pode ser que o Coroneu lá esteja a observar atento, em 2006. Por enquanto o Coroneu está em Lisboa onde o eclipse atinge uma magnitude de 87% e sendo que o relógio quase marca 11:17 e o eclipse está prestes a acabar, adeus, boa noite e até outro dia em que o céu se volte a encontrar na esquina de dois astros.
P.S - Esta exaustiva página da N.A.S.A tem as horas locais equívocadas. Esta do Observatório Astronómico de Lisboa embora com tabelas simples e limitadas, vá lá, fracotas, está correcta.
1 comentário:
Coroneu tenho estado com problemas para aceder ao servidor onde tem as suas histórias. E mais sobre o eclipse? Ficou noite?
Enviar um comentário