domingo, novembro 09, 2003

Coroneu eclipsou-se na noite e a Lua apoiou

Ou era n' As Minas do Rei Salomão (busca do mítico Reino de Ofir e das minas de ouro do rei de Israel) ou era no Robinsoe Crusoe (história que o Daniel Defoe ouviu acerca de um verídico marinheiro da Bahia perdido 20 anos numa ilha, ou de um escocês abandonado numa costa do Pacifíco) que os personagens se safavam de serem cozidos pelos zulus ou selvagens canibais através da providência divina de um eclipse. Provavelmente não era em nenhuma destas histórias, mas o Coroneu garante que há pelo menos uma história assim.



(Hoje em dia, por causa do eclipse a menina que corta o cabelo ao Coroneu - merece um espaço aqui, no futuro - garantiu que há redução de trabalho no salão de beleza, o que é chato)

Aqui no hemisfério sul, a lua está contrária à do hemisfério norte, ou seja quando em forma de C é crescente e em forma de D é decrescente. Também muitas constelações são diferentes e salva-se o caçador Orion, ou Orionte como se diz no Brasil e Escorpião, por exemplo.

Orion e Escorpião nunca aparecem em simultâneo por causa da deusa da Terra, Gaia, que ao saber das intensões do caçador de matar todos os animais selvagens, pôs-lhe Escorpião no encalço. Outra lenda diz que na verdade Artemisa, deusa da Caça e apaixonada por Orion foi desafiada pelo irmão Apolo - que nunca enganou ninguém - para acertar com uma flecha num alvo distante. Ela acertou mas não sabia que o alvo era o caçador. Muito triste e para jamais se esquecer do rapaz, a deusa pô-lo no céu em posição segura do Escorpião - nada mau p um mortal morto com uma flecha nas nádegas.

Provavelmente não aconteceu nenhuma destas histórias, mas o Coroneu garante que houve pelo menos uma história. E a verdade está lá fora, no céu.