domingo, novembro 23, 2003

Você foi no camarote?

No Brasil as pessoas são intimidadas pelo status que os outros ostentam. Em Portugal também, mas quando um tipo é ultrapassado na fila (cinema, discoteca, Expo98, uarevêr), o tipo manifesta o desagrado: "Ó chefe pá a fila começa atrás".

No Brasil as pessoas têm muito menos noção dos seus direitos e poucas vezes reclamam directamente.



Exemplo pragmático 1:

O Coroneu e o Murruga sairam ontem até o Hanna, disco mítica do 21º andar. Pensando que iriam encontrar uma fila enorme, chegaram até à entrada sem ninguém. Como tinham de esperar pelo elevador o porteiro mandou-os esperar. Nisto o Coroneu disse:
'- Cuidado pá, que há pessoal espertinho que passa à frente do pessoal'
O Coroneu acaba de dizer isto e 3 individuos passam a fila entretanto aglomerada prostrando-se em amena cavaqueira com o porteiro. Indignados e sem capacidade de reacção perante a surpresa do ataque - o Murruga ainda disse alto 'é o respeito, o respeito é bonito' - o Coroneu relembrou um episódio ainda mais longínquo: certa vez o Coroneu na fila da mesma disco avistou o 97º individuo a furar e bloqueou-o prontamente:
'- Desculpa lá pá, a fila começa atrás.'
E o suspeito retorquiu:
'- Eu sou policia e estou à civil, preciso de entrar.'
'- Ai sim? Então mostre lá a indentificação'
E o suspeito gritou para alguém dentro da disco:
'- É pá não consigo furar...'.

Exemplo pragmático 2:

Hoje, há instantes - o sangue ainda ferve - e em exclusivo para este público, na fila para pagar o cartão da Mansão, praticamente na vez do Murruga surge um individuo rápido como a flecha de Artemisa - um cara de pau portanto - a querer passar à frente de todos nós (nós não, eles, porque aqui neste bloque dá-se sempre ideia da 3ª pessoa - lembra-se o estimádo público do episódio do Arturzinho de 18 de Novembro? Pois, é isso). De imediato o Murruga interpelou-o:
'Ouve lá pá, a fila ali começa atrás', disse com dedo em riste para o fim da fila.
Ao que o sujeito retorquiu numa cartada supostamente triunfal que já deve concerteza ter intimidado muitos meninos:
'A-Ah, mas você é de camarote*??!'
Prontamente, e muito bem o Morruga ripostou:
'Ó menino pá, eu sou de camarote VIP, sabes o que é isso?'
O menino meteu o rabinho nas pernas, deixou-se ficar atrás do Coroneu e do Morruga mas à frente do resto da fila que se manteve em silêncio embora concerteza torcessem pelo Morruga na discussão.

Brasileiros pá! Acordem para a vida nas filas das discotecas! Quando os meninos armados em importantes tentarem passar à frente, vocês passem à frente deles e comprimentem também o porteiro que eles assim ficam intimidados convosco e inverte-se a caça e o caçador. Pá!

*Camarote é uma área VIP resevada nas discos do Brasil em que as pessoas pagam mais e estão juntinhas apertadinhas num par de metros quadrados, separados do resto do povão e junto de outros VIP juntinhos apertadinhos - e com aparelho nos dentes que aqui é sinal de ser rico e bem bonitinho. Pá!

Sem comentários: