terça-feira, junho 08, 2004

Os Banhistas (de Picasso)

'Contos de Verão' da editora Coolbooks é um livro com 30 histórias produto de um concurso para o qual o Coroneu gerou o conto cujas algumas passagens estão descritas abaixo. Vende-se na tenda dos pequenos editores da feira do livro de Lisboa. E a partir de hoje nas livrarias. O Coroneu e um amigo do Coroneu foram 2 dos 30 seleccionados. O amigo foi aquele com quem o Coroneu atravessou a costa leste dos EUA - mas isso é outra história.

(É o que provoca estar desocupado. Se continuar desocupado o Coroneu ainda escreve é um livro inteiro)

O narrador
"-Afoga-se!Afoga-se! - gritou o pequeno apontando na direcção de uma turbulência mesclada de braços, pernas e espuma a debaterem-se a cem metros da costa(...)"

O nadador salvador
"(...) o que não me faltam é amigas para levar ao meu apartamento, quer dizer, para o meu irmão levar ao apartamento dele."

O vendedor de gelados
"Olhe que eu ando há muito tempo na praia e nunca tinha visto tanta gente tão desorientada. (...) fiquei a olhar aquilo como o único sóbrio num bar de bêbados."

Uma mulher ca(n)sada
"O que vale é que as férias já quase terminaram e vou ter (...) três consultas por mês com o pediatra, que ao contrário do meu marido, dá atenção ao miúdo, fala-me com o charme de cinema antigo e explica-me maravilhas como a do iodo e do sol."

Uma mulher solteira (uma banhista de Picasso)
"Está bem que os homens são todos iguais mas há mulheres que não merecem os homens que têm.",

Um homem qualquer
"Conheci o húngaro na América do Sul (...) um suicida ameaçava rebentar a estrutura e abria o casaco a desvendar tripas de fios coloridos e bobines de cobre (...). O húngaro (...) bom apreciador que era do malbec chileno ou do cabernet sauvignon argentino (...) da boa marijuana ou scan ou pinillo do Paraguai ou Colômbia (...)."

Sem comentários: