terça-feira, maio 25, 2004

Sobre Livros

Após responder a uma solicitação sobre livros, o Coroneu transcreve para aqui alguns que gosta:

-Contos e O Tio Vânia, de Tchekov: qualquer conto, mas de preferência os mais curtos. Está lá tudo! O Tio Vânia é uma peça de teatro muito boa. Anton Tchekov sustentava a mãe e irmãos enquanto estudava medicina, com estes pequenos contos publicados em jornais. Com 23 anos. O Coroneu tem pena de não saber russo...

-Huckleberry Finn, de Mark Twain: Hemingway disse deste livro q "n havia nada antes, n haverá nada depois". Ainda hoje proibido em algumas escolas norte-americanas q acusam o livro de racismo. O livro retrata o racismo da altura do escritor e o dipolo civilização/natureza, usa vários sotaques sociais e geográficos nos diálogos e a história é q todos conhecem.

-Winnesbourg,Ohio, de S.Anderson: O Coroneu é um apreciador da geração perdida e este senhor com este livro influenciou reconhecidamente Scott Fitzgerald, Hemingway, James Joyce, W.Faulkner, Ford Maddox Ford... Fala de uma cidade e dos seus habitantes.

-Nick Adams Short Stories, The Sun Also Rises e Farewell to Arms: O Coroneu leu toda a obra de Hemingway, incluindo os artigos de jornal. O melhor são os contos com a percepção do estado de espirito da personagem.

-The Sound and the Fury: W.Faulkner trabalhava nos correios. S.Anderson garantiu-lhe que lhe publicava o seu primeiro livro se o nao tivesse que ler. Anos depois, decepcionado com a critica Faulkner escrevia este livro para ele próprio. Três irmãos têm diferentes formas de contar o que aconteceu.

-Rayuela, de Cortazár: Cortazár foi um argentino à frente do seu tempo pelas técnicas de escrita. Este romance usa a agora muito em voga recursão de tempo, alteração de personagens, etc,... E pode ser lido continuamente ou salteando capitulos indicados pelo autor, como no jogo da macaca (é o k significa Rayuela em castelhano). 2004 é o ano Cortazár na Argentina.

-Las Venas Abiertas de America Latina, de Galeano: Eduardo Galeano é um Uruguaio que percorreu toda a américa latina, trabalhou como mineiro, etc...Este livro é um ensaio social e politico que fala das razões q levam o continente a ser o q é hoje.

-Principezinho e Courrier Sud, Saint Exupery: Nem é preciso falar deste. O segundo foi o primeiro livro do autor e fala de duas pessoas q se querem bem mas... Quem dera ao Coroneu ter escrito estes livros :).

-Jonathan Livingston Seagull e The Bridge Across Forever, de R.Bach: O primeiro pq o Coroneu gostou muito qd era adolescente. O segundo fala do destino e de almas gémeas e é muito sincero e tão universal qt um livro o pode ser. Deve dar muito trabalho escrever livros tão simples.

-Manual dos Inquisidores, de Lobo Antunes: Este e os primeiros são muito expressionistas, nota-se sangue nos livros. Há quem não goste, o Coroneu gosta.

...
E muitos mais, o Coroneu podia estar um dia inteiro a falar disto, a acrescentar Corto Maltese por exemplo, mas já chega... Há é o medo de esquecer algum importante...

Sem comentários: