segunda-feira, maio 10, 2004

I Guess I Was Moved by His Gentle Way (a true love and death story full of non-spook but understandable feelings)

“(…) verdad que en primavera
suena mi nombre en tus oídos
y tú me reconoces
como si fuera um río
que pasa por tu puerta?”,
Las Uvas e El Viento, Pablo Neruda

O Coroneu esperava um autocarro que não chegava nunca para finalmente sair do que parecia ser a cidade mais cara da América do Sul. O autocarro chegou e ainda mais atrasada que o autocarro chegou uma americana alheada. Os americanos distinguem-se pela pronúncia, pela brancura da pele e pela atitude que a maioria tem. São simpáticos. Esta americana entrou a olhar para o chão e sentou-se ao lado do Coroneu, pôs os phones e alheou os olhos contra o vidro.

“Do you have a cigarrete?”, perguntou ao Coroneu. “O que eu não dava por um cigarro”.
“Não podes fumar aqui dentro”.
“Are you european?”. Depois do Coroneu lhe ganhar confiança com bolachas de aveia e evitar perguntas directas, contou a história.

Viajava há dois meses quando o namorado americano lhe disse por telefone que já não eram namorados. Entretanto ela conhecera um domador de cavalos em Cuzco e passaram “one hell of a wonderfull week”. Finalmente o namorado americano atendeu-lhe o telefone e tentou pedir desculpa mas na primeira oportunidade ela relembrou-o que já não eram namorados antes de desligar o telefone. Continuou dois meses com o peruano e atravessaram a fronteira. Até entender que ao peruano domador de cavalos lhe interessavam as americanas, as australianas, as brasileiras… até por fim a abandonar em San Pedro de Atacama por uma sueca.

Ela comprou o bilhete do autocarro e antes de seguir telefonou ao namorado americano. Da casa dele desligaram quando ela se identificou. Telefonou para a irmã. O seu ex-namorado americano teria desistido da universidade, engravidado uma rapariga, a rapariga teria abortado. Encontraram-no morto com um tiro, suicídio.

“He always said ‘You can count on me’ when I was in troubles. E eu sempre contei com ele sempre”, disse a americana antes de repôr os phones e refugiar-se na janela.

“Não entendo como desperdicei tempo com este peruano”, disse ela, “Three months...".
“I guess I was moved by his gentle way”, disse ela olhando pela janela.

Sem comentários: