segunda-feira, outubro 30, 2006

Pessoas Que Vivem Abaixo das Suas Possibilidades

E depois há aquelas pessoas que vivem abaixo das suas possibilidades, isto é: que podem comprar 3 carros distribuidos pela familia mas acabam por circular em 3 enormes rádios volantes tunados que enquanto o semáforo não abre contaminam o metal vibrante dos carros adjacentes; que podem viver numa imensa casa com espaço para arrumação mas semeam as engenhocas ultrapassadas detrás das estátuas de dálmatas sentados; que na mesma casa distribuem televisões pelas paredes orientando os sofás da sala para a parede projectada que se torna o coração da sala em detrimento da lareira; que procriam uma familia de anões de jardim polidos diáriamente e aos filhos depositam-nos na casa dos avós antes das constantes festas sociais; que em vez de educarem os mesmos filhos na perspectiva da meritocracia lhes demostram no quotidiano as vantagens do marketing pessoal acumulado ao impune nepotismo (esse nepotismo, nos seus múltiplos cambiantes subtis apesar de tudo escancarados). A parte cómica é falarem com sotaques inventados.

O Coroneu estarrecido observa sempre curioso quando tropeça num membro dessa espécime. Lembra-se de vários episódios ("você sabe quem eu sou" ao pagar na discoteca, resposta de alguém "é o que vai para último da fila") desejando quando crescer não se transformar numa dessas pessoas que vivem abaixo das suas possibilidades.

3 comentários:

Ms D. disse...

Caro Coroneu,

Não sei dequéque tá a falaar! O menino sabe quem équeu sô?!

...

Devias ter vindo ao Fáxen este fim de semana... era vê-los aos molhos, às paletes... com os seus carros desportivos e os seus jeans de marca que pareciam ter sido roubados a alguém que trabalha na construção civil. Em fim, we can't live with them, we can't live with them :)

Catarina disse...

Caro coroneu

mas isso nao é viver abaixo das possobilidades, isso é tentar viver acima das possibilidades... culturais :):)

Tiaaaaa Catarinaaaaa :)

João Tomaz disse...

São uns alienados... nem sequer se apercebem...