sábado, novembro 11, 2006

Como Um Quadro de Manet

Na outra noite, andava o Coroneu de copo na mão a resolver o tédio com os decotes das empregadas do bar, quando reparando numa delas não foi capaz de resistir e na primeira oportunidade inclinou-se, segredando-lhe ao ouvido qualquer parvoíce pretenciosa como 'a menina assim atrás do balcão faz lembrar aquele quadro do Manet'.

E a menina atrás do balcão, em vez de torcer a boca num S deitado, em vez de virar as costas com 'seu ordinário' ou 'seu esquisito' ou em alternativa sorrir em 'ai seu romântico nunca me tinham dito isso', respondeu 'qual quadro, aquele Un bar aux Folies Bergère contestado por possíveis erros de reflexão no espelho, que nem pintado num bar foi? E o Manet que pintava putas e que considero o pintor mais escuro dos impressionistas?'

Claro que o Coroneu poderia contrapor que foi o último grande quadro de Manet, que a modelo Suzon trabalhava mesmo no bar, que Manet foi percursor das cenas quotidianas e que pegando no impressionismo fez-lhe a ponte para os motivos realistas... Poderia contrapor mas ficou para outra ocasião. Entretanto pediu-lhe mais um copo enquanto saboreava a raridade das mulheres-espírito-livre.

6 comentários:

D. disse...

Alive!

...nice!:)

Lambda disse...

Ora aí está uma abordagem original :)

Ms D. disse...

Vamos ao que interessa! O decote da barmaid era mesmo parecido com o da serveuse ou não??

João Tomaz disse...

Cá para mim era a mais do género da Gioconda... vai-se a ver e tinha algo a mais...

Anónimo disse...

É, coroneu, isso de beber muito leva a alucinações...

Coroneu disse...

O que importa: seria um decote muito generoso, tanto quanto o copo permite que o Coroneu se lembre...