sábado, outubro 21, 2006

Concertação de Conteúdos nos Grupos Sociais



Em perspectiva de um casamento, um amigo do Coroneu suspirava aliviado ao certificar-se que era o único convidado da empresa. Como este amigo do Coroneu é considerado uma pessoa genuína, o Coroneu conclui que esse alívio pode ser sinal menos positivo do contexto laboral em que ele está inserido. Parece ao Coroneu que afirmar de uma pessoa que é genuína ou autêntica, significa que em diferentes contextos sociais e profissionais essa pessoa apresenta uma postura invariável traduzida num comportamento linear, que transmite a sensação de coerência consigo própria.

Porém, motivado pelos conteúdos de linguagem própria que cada grupo social constrói - o grupo social da infância, do secundário, da universidade, dos colegas de profissão, do desporto, de ambientes transversais - o comportamento pode mitigar essa tal coerência, expondo numa mesma pessoa um individuo extrovertido num grupo, um individuo ponderado noutro grupo ou um individuo pueril noutro ainda.

(tendo a mão escorrido para um lado diferente ao pretendido quando escreveu o título deste post, o Coroneu arrisca concluir afirmando que uma empresa tem maior agrado não só quando satisfaz a carteira dos seus empregados, mas ao incentivá-los a sublimar a genuinidade, como fazem empresas jovens como a GOOGLE e a OPTIMUS, criando condições de melhoria da qualidade de vida).

1 comentário:

Lambda disse...

Coerência, ora aí está algo que muitas vezes nos limita.