quinta-feira, outubro 27, 2005

Noites Estreladas de Van Gogh

es
"The Starry Night" (1889) ::::::::::::::::::::::::::::"Starry Night over the Rhone"(1888)

Foi num asilo 13 meses antes de morrer aos 37 anos que Van Gogh pintou o que é considerado o seu quadro mais célebre, obedecendo às constatações de Nietzsche de que a luz que brilha o dobro arde em metade do tempo ou que é preciso muito caos interior para gerar uma estrela que dança.

"Starry, Starry night Paint your palette blue and grey (...) Now I understand What you tried to say to me How you suffered for your sanity How you tried to set them free They would not listen they did not know how Perhaps they'll listen now.(..)", 'Vincent', Don McLean

quarta-feira, outubro 19, 2005

Cães Que Adoptam Pessoas

Há cães e há cães, os cães da cidade e os cães verdadeiros, os cães da cidade ossudos e olheirudos como os próprios donos que os passeiam na casa de banho da via pública à distância de uma trela demasiado curta ou daquelas elásticas que enrolam uma cidade inteira entre o dono e o cão.

Mas o cão que adoptou o Coroneu era um cão verdadeiro. Tinha andado 30 km pelos campos e as patas feridas fizeram-no parar no acampamento onde o Coroneu dormia. Dois dias depois de ter adoptado o Coroneu, de o ter avisado dos cavalos e das vacas, seguiram pela estrada e apanharam a mesma boleia na caixa aberta de uma carrinha.

10km mais tarde o dono enchia o cão de festas. Explicou que o tinha perdido numa feira e agradeceu ao Coroneu. O Coroneu descartou-se porque o mérito pertencia às patas feridas de 40 km do cão que conseguiu achar o caminho de casa. Há donos que adoptam cães mas os cães verdadeiros adoptam os donos e, como todo sentimento que é autêntico, não os abandonam nunca. O Coroneu deixou o cão e o dono enternecidos, esperando também ele encontrar num dia desprevenido o caminho para casa.

sábado, outubro 08, 2005

(autárquico)

Só falta 1 dia para ficar definitivamente provado que ao eleger Felgueiras, Isaltino, Ferreira Torres, Valentim Loureiro e outros que mais, Portugal tem os políticos que merece. O Coroneu só questiona a eleição de Ferreira Torres, mas quanto aos outros infelizmente o eleitorado parece inclinar-se para eles como a Lei de Murphy para a desgraça. Criticam as candidaturas de Cavaco e Soares queixando-se São sempre os mesmos, mas pelas suas mãos directas é aos mesmos que vão entregar o poder.

Vão ser eleitos políticos desfiliados e desacreditados nos seus próprios partidos, criminosos que zombaram da lei portuguesa (Felgueiras, que no Brasil continuava a receber os honorários da câmara) ou políticos de seriedade dúbia (Isaltino que resignou de um cargo público pela abertura do processo para depois se candidatar a outro cargo público na decorrência desse mesmo processo) ou Ferreira Torres e Valentim Loureiro cujo aberrante comportamento amoral perante a própria democracia não devia carecer explicações nem aos eleitores mais desatentos.

Mas nem são estes eleitores desatentos que usam Não vou votar porque são todos iguais, que lhes vão entregar as câmaras. São os outros que vão votar e que dizem Esta põs Felgueiras na televisão, em jeito de agradecimento como o Coroneu viu num noticiário.

E assim amanhã, a comprovar-se aquilo que o Coroneu receia, a questão deixa de ser Será que Portugal tem os políticos que merece, e deixa até de ser uma questão. Passa a ser uma constatação que é a que os políticos portugueses merecedores e competentes - que os há - não mereciam um Portugal com eleitores assim.

quinta-feira, outubro 06, 2005

Quantos São? Para Que São?

A constituição não se ensina nem na escola nem em lado nenhum. Mas aprende-se consultando os locais certos. Na eminência das eleições para os 3 orgãos autárquicos o Coroneu atreve-se a descrever em seguida o que nem os intransigentes profissionais do tédio (advogados - excepto os amigos do Coroneu claro! ou os que lêem esta página que no fundo também são amigos do Coroneu claro!) têm paciência para expôr:

Câmara Municipal - orgão executivo da câmara (faz planos e planeamentos).

Lisboa - 16 vereadores.
Porto - 12 vereadores.
Municípios com mais de 100.000 eleitores - 10 vereadores.
Municípios com mais de 50.000 e até 100.000 eleitores - 8 vereadores.
Municípios com mais de 10.000 e até 50.000 eleitores - 6 vereadores.
Municípios com 10.000 ou menos eleitores - 4 vereadores.

Assembleia Municipal - orgão deliberativo da câmara (aprova decisões).

O número de membros a eleger directamente não poderá ser inferior ao triplo do número de membros da respectiva câmara municipal.

Assembleia de Freguesia

19 membros - quando o número de eleitores da freguesia for superior a 20.000;
13 membros - quando o número for igual ou inferior a 20.000 e superior a 5.000;
9 membros - quando o número for igual ou inferior a 5.000 e superior a 1.000;
7 membros - quando o número de eleitores da freguesia for igual ou inferior a 1.000.

Nas freguesias com mais de 30.000 eleitores, o número de membros da respectiva assembleia é aumentado de mais 1 por cada 5.000 eleitores além dos 30.000. Se o resultado for par, deverá ainda adicionar-se 1.

Portanto para saber quantos são lá no concelho e na freguesia basta contar o número de eleitores com os dedos. Ou então ir aqui. Próxima questão, próximo post: terá o país do Coroneu os políticos que merece?

segunda-feira, outubro 03, 2005

Eclipse Anular (mas parcial abaixo de Braga)

Eclipse solar total com maior tempo de duração (6m39s) no Séc.XXI, 2009

São 8:38 certas ao minuto - quase 1h30m antes do auge do fenómeno - e o Coroneu sonolento observa o eclipse anular do sol. Na verdade em Lisboa é um eclipse parcial. É o maior eclipse solar do último século em Portugal. O próximo eclipse anular em Portugal será em 2028. Há eclipses solares de quatro tipos:

  • O eclipse total: todo o sol fica oculto pela lua. Noite completa.
  • O eclipse parcial: apenas uma parte do sol é comida pela lua.
  • O eclipse anular: um anel da luminosidade solar pode ser vista ao redor da lua.
  • O eclipse híbrido: quando o eclipse é anular em alguns locais e total em outros.

O último eclipse que o Coroneu observou atento foi um eclipse lunar no Brasil, com a lua ao contrário num céu desconhecido. O próximo eclipse solar será total e começa onde o Brasil acaba prolongando-se até à Russia e Mongólia. Pode ser que o Coroneu lá esteja a observar atento, em 2006. Por enquanto o Coroneu está em Lisboa onde o eclipse atinge uma magnitude de 87% e sendo que o relógio quase marca 11:17 e o eclipse está prestes a acabar, adeus, boa noite e até outro dia em que o céu se volte a encontrar na esquina de dois astros.

P.S - Esta exaustiva página da N.A.S.A tem as horas locais equívocadas. Esta do Observatório Astronómico de Lisboa embora com tabelas simples e limitadas, vá lá, fracotas, está correcta.