domingo, dezembro 05, 2004

Viagem ao Interior de Si Próprio

Em Dezembro, com a proximidade do final do ano, as antigas retrosarias e armazéns encerram durante 2 ou 3 dias justificando-se com um aviso "FECHADO PARA BALANÇO" colado no lado de dentro da vitrine à altura do nariz do cliente.
.
O Coroneu imagina sempre essas casas comerciais encerradas numa viagem ao interior de si próprias em que os donos e empregados traduzem em números mercadorias enredadas de fios de cobre, poeirentas sacas de adubo ou parafusos de cruz orfãos das respectivas chaves. No final, a casa retira o aviso da vitrine e abre as portas apresentando uma ordem traduzida num orgulhoso brilho limpo do balcão de madeira e uma disposição mais prática das mercadorias.
.
Um amigo do Coroneu observou "Coroneu, nós todos precisamos de fechar para balanço de vez em quando, fazer uma viagem ao interior de nós próprios".
.
O Coroneu concordou e foi ao médico. Em conclusão, numa recente viagem ao interior de si próprio o Coroneu encontrou - impresso em radiografia ou traduzido em exames - o que já suspeitava: um coração, pares de tripas ligadas ao estômago, pulmões e um fígado. Tudo recomendável e em bom estado. Incluíndo - pasme-se - o fígado.

Sem comentários: