"Three quarks for Muster Mark!Sure he hasn't got much of a barkAnd sure any he has it's all beside the mark.", Finnegan's Wake, James Joyce
O prémio foi ganho por três cientistas norte-americanos David J. Gross, H. David Politzer e Frank Wilczek por terem desenvolvido uma teoria que explica os quarks e a atracao forte que os une.
(Os são as partículas mais elementares e indivisiveis o que significa que ao abrir uma mesa se encontra madeira, ao abrir madeira (...), que ao abrir se encontram neutroes e protoes que ao abrir encontram-se quarks - que já nao se conseguem partir mais)
O Coroneu sempre pensou na Engenharia em geral e na Fisica em particular como uma coisa divertida(nao vale a pena dedicar tempo a nada que nao seja divertido ou que nao divirta alguém)
e ao depararem com isto dos quarks os fisicos devem ter pensado o mesmo.Porque aos diferentes tipos que encontraram deram nomes de sabores e às interaccoes de forca entre eles nomes de cores
(Seis tipos de sabores: up, down, charm, top, bottom e tres cores: vermelho, verde e azul)
e o próprio nome quarks foi inspirado no poema de James Joyce transcrito acima, que significa aves a falar...A descoberta dos laureados foi o comportamento estranho dos quarks: quanto mais próximos estao, menor a atraccao A atraccao aumenta com a distância - como uma borracha que se estica ou como alguns casais que separados por kilometros sentem a dificuldade de viverem afastados. A atracao forte como forca fundamental que move o mundo. O infinitamente pequeno e o infinitamente grande afinal, nao parecem estar muito distantes.
Sem comentários:
Enviar um comentário