domingo, dezembro 26, 2004

25 de Dezembro 6 e 1/2

O vocábulo Natal significa nascimento. Em castelhano navidad tem o mesmo significado. Em inglês a alusão a Cristo é mais directa. Christmas. No idoma alemão Weih.nacht assume o significado de 'noite sagrada', tradução livre do Coroneu.

Na Letónia os 12 dias seguintes à véspera de Natal são dias de presentes. Em Espanha os presentes oferecem-se no dia de reis, a 6 de Janeiro. Na Rússia comunista o dia de troca de presentes era o primeiro dia do ano, e na Rússia de hoje permanece o dia 7 de Janeiro por questões de calendário Juliano ligado à igreja ortodoxa. Na Bélgica o dia de São Nicolau é celebrado a 6 de Dezembro. E na Finlândia é celebrado o verdadeiro culto do Pai Natal nos três dias de celebração a contar na véspera do dia. Os Finlandeses aproveitam a época para visitar os cemitérios onde depositam velas acesas. Ao que parece, longe de um acto lúgubre, é um espectáculo nocturno bonito. Como um nocturno de Chopin, imagina o Coroneu.

1 comentário:

Anónimo disse...

Great Blog. Christmas tree star ornaments These ornaments make great gift toppers. Please visit Christmas tree star ornaments