sexta-feira, abril 08, 2005

Dizer Adeus no Meio da Estrada

Um dos sobrinhos de Hugo Pratt trabalhava como fotógrafo de cruzeiro e foi num interlúdio em Génova que o Coroneu o conheceu. Tanto quanto se pode conhecer alguém em 1 dia. Também conheceu um estudante espanhol e uma actriz italiana. Os quatro cruzaram-se e partilharam uma mesa de esplanada junto ao mar.

O Coroneu não os voltou a ver. O estudante dissolveu-se na faculdade, a actriz regressou a Milão de uma audição malograda e o fotógrafo embarcou.

Mas nessa tarde era como se realmente fossem amigos; o fotógrafo escorregava para a actriz e a golpes de chardonnay tentava calar um Coroneu insistente em Hugo Pratt, o espanhol abstémio prescindia-lhe o seu próprio copo de espumante, a actriz tropeçava num papel sem diálogos e o Coroneu bebia aquilo tudo a goles que picavam no nariz.

Há pessoas que tocam com o dedo e deixam uma marca, como se se despedissem a meio caminho. Outras agarram um pulso muito tempo mas não deixam nenhum vestígio. A aprendizagem é a de tentar aproveitar cada pessoa pelo seu melhor. Como ao degustar um sumo de laranja sem dar importância à casca que se deita fora.
.
"(...) but he's dreaming with his eyes open, and those that dream with their eyes open are dangerous, for they do not know when their dreams come to an end." 'Corto Maltese - The Celts', Hugo Pratt

Sem comentários: