quinta-feira, março 24, 2005

O Brasil é Meu

Acontece sempre. Basta a permissividade do céu cinzento a uma nesga de sol e o Coroneu começa a soprar bolhas de saudade com a palavra Brasil lá dentro. Não só o Brasil dos turistas mas também. Quando algum amigo fala maravilhado das férias, o Coroneu não consegue evitar e pensa
O Brasil é meu não é teu
ou então
Esse não é o Brasil eu é que sei o que é o Brasil.

E o Brasil para o Coroneu é andar de fusca a álcool e saborear suco de cana da mesma cana que alimenta o fusca e faz a cachaça das caipirinhas. É saber que nem todos os estados deliram com o carnaval. É saber a diferença entre suco e vitamina. Lanchar um milk shake. Comprar fichas para os telefones públicos. Ouvir quero-queros e admirar jabirús. Negociar preços no camelô dizendo Ó cara eu não sou gringo. Usar fichas na corrente de 3 pólos. Dizer frigobar e criado mudo e caiu a ficha e papetes e toda a vida recto e perguntar Oi? Conhecer a história dos bandeirantes. Respirar Pantanal e tropeçar numa cobra cara-de-sapo. Resolver abacaxi. Ver prendas dançar. Fazer chupeta ao carro. Ler o H como R. Pegar mototáxi. Democratizar MPB, Bossa Nova, Axé, Forró e Afoxé. Descomplexar espiritismo, candomblé e orixás, mães de santo e pajés.

Acontece sempre. Com o sol o Coroneu viaja na maionese. E pensa Eu é que sei o que é o Brasil. Mas não sabe. Só os brasileiros sabem do que ainda há tanto para saber. Ao Coroneu até regressar resta-lhe soprar bolhas de saudade com a palavra Brasil lá dentro.

3 comentários:

Ratovski disse...

Bora lá?

Plagiei-te ou referenciei-te ou algo assim...!

Abraço

Anónimo disse...

São os castigadores da saudade! Saudade não tem fim, felicidade sim...

Anónimo disse...

Falou muito bem de meu país.. que eu amo tanto..
do meu estado que não liga pro carnaval..
passei para dar um alô brasileiro..
Bjos, Ho.