terça-feira, setembro 14, 2004

Duas Frases de Shakespeare

"Se fores honesto contigo próprio, a vida seguir-se-á naturalmente, tal como a noite sucede ao dia"

O que há de bom em Shakespeare é que as palavras das personagens sao de uma verdade muito transparente. (Tao transparente que as próprias personagens sao por vezes fantasmas).

A dificuldade da frase citada reside em saber o que é ser honesto com a própria pessoa. Decidir que realmente se deseja algo ou que afinal se trata de um capricho? Nao sabotar opcoes? Nao ponderar oportunidades com dados viciados? Nao perder o foco de vista? Ser honesto com os outros? O Coroneu nao sabe. Às vezes ser honesto parece traduzir-se em pedir um sumo de laranja e um croissant ao pequeno almoco.


Outras vezes significa tomar decisoes irreversiveis que parecem a maior das injusticas. Há temporadas em que a tempestade é tao grande que perde-se o foco e a direccao das estrelas e tenta-se a todo o custo nao navegar num capricho, nao sabotar opcoes, nao jogar com dados viciados e mesmo assim tem-se a sensacao que se falhou e naufragou-se ao largo da costa perdendo a oportunidade de uma vida. Ainda bem que há abrigos onde recuperar a verdade.

"Em horas de tempestade qualquer porto é um abrigo"

Sem comentários: