terça-feira, novembro 22, 2005

Mundo Árido no Topo do Céu

Os 8840 m de altura fazem do Evereste o pico mais alto dos Himalaias e do mundo. A palavra Himalaias vem do sânscrito e hindi que significa 'morada das neves'. No entanto, os Andes chegam a ter 6000 m e desde o fundo do mar até ao topo dos céus ultrapassam já a cota máxima do Evereste. Os Andes têm metade da idade dos Himalaias e continuam a crescer embatendo na placa inferior do Oceano Pacífico. Há quem sustente que crescem 100m por século. O Coroneu já lá esteve, nos Andes.

O Sahara é o maior deserto do mundo, excluindo a Antártida. Tem 9,065,000 km2, quase o tamanho da Europa. A palavra vem do árabe e do tuaregue que significa 'deserto'. Na América do Sul está no entanto o deserto mais árido do mundo, onde há pontos que nunca sentiram chuva. A lingua do deserto Atacama varre 960km ao longo dos Andes. O Coroneu já esteve no Sahara e em Atacama. Nunca esteve na Antártida, o último território independente de estados políticos no planeta azul. Mas gostava.

6 comentários:

inominável disse...

Também tinha vontade de ir até à Antárdida. Talvez um dia...

Anónimo disse...

Vamos lá Coroneu. Vamos à boleia? De Marinheiros, Focas e Leões Marinhos... mas vamos!

Anónimo disse...

Nunca estive no Sahara, mas já estive lá perto. Gostava de ir, no entanto. Deve ser uma sensação esmagadora.

Anónimo disse...

Pah, já agora diz-me como é q puseste os botões do hunger strike que eu tb curtia pôr no meu blog.

João Tomaz disse...

Caro Coroneu, estar numa ilhota nas maldivas é uma sensação semelhante. Ao mesmo tempo que parecemos estar no centro mundo, sentimos um isolamento indescrítivel.

Coroneu disse...

Caro Menderes, vai até aos sites correspondentes que tens lá como pôr...