sexta-feira, fevereiro 18, 2005

Ano Chinês - Contas e Acertos

Foi celebrado no passado domingo o novo ano chinês iniciado dia 9 de Fevereiro, em países como a China, a Coreia, o Japão e o Vietname. Começa sempre na segunda lua nova após o solestício de Inverno, entre 21 Janeiro e 18 Fevereiro. Este ano celebra o ano do galo.

O ano chinês rege-se pela Lua. Cada ano tem 12 meses lunares de 29,5 dias cada - tempo que demora a circular a Terra . No total apenas 354 dias formam o ano lunar ou o ano chinês, compensados com a criação de um mês a mais em cada 2,5 anos. Há 12 animais. Como há cinco elementos para cada animal o ciclo chinês cumpre-se cada 60 anos.

São 12 animais e várias lendas. A lenda que associa os animais a Buda relata que foram chamados todos os animais para uma corrida. O gato combinou com o rato acordarem-se mutuamente. Mas o rato quebrou o acordo e foi dormir na orelha do madrugador boi. De madrugada o boi levou o rato e o gato ficou adormecido. Na eminência da meta o rato pulou delegando o boi para segundo lugar. Depois o tigre, o coelho, o dragão, a serpente, o cavalo, o carneiro, o macaco, o galo, o cão, e o porco.

Outra lenda diz que o gato comeu o rato e Buda expulsou o felino acolhendo no seu lugar o coelho. De qualquer forma, o gato e o rato nunca se deram bem desde então e o próprio boi apresenta dificuldades em perdoar o rato. Como o calendário chinês é tido como o mais antigo do mundo, de 2637 AC, deve corroer manter ressentimentos tanto tempo. Talvez por isso um dos estágios da sapiência chinesa pretere os acertos de contas a favor de perdões que despoletam sorrisos numa consciência desanuviada.

Sem comentários: