terça-feira, julho 27, 2004

Versao Revista e Melhorada

Caro Sr. Jesus e familia (Sagrada):

após consulta a alguns seres criados à imagem do Sr. Jesus, o Coroneu vem propor uma alteracao simples à primeira versao da Criacao

(toda a primeira versao de qualquer coisa contem erros ...)
no que diz respeito, por exemplo, quando as pessoas morrem:

A morte devia chegar com aviso de recepcao. Essa coisa da surpresa, além de embaracar o visado em algumas circunstancias, é muito desagradavel. O visado receberia o aviso de uma semana a um mes antes do acontecimento – a variavel depende de numero de filhos, responsabilidades sociais, funcao profissional e outras que o Coroneu deixa ao Criterio Divino.

Depois do aviso de recepcao o visado teria tempo de resolver assuntos pendentes
(zangas de namorado, distribuicao de herancas, traumas familiares, filmes de recordacao, demonstracoes de afecto incompletas...)
e só depois desse tempo assinaria o papel. Depois poderia por exemplo despedir-se com uma festa ou um cha das cinco em que à chegada as pessoas ao inves de dizerem
- Olá, tudo bem.
diriam
- Adeus, gostei muito de ti.
e a meio da festa ou do chá das cinco, quando ninguem desse conta, o visado sairia soltando um timido
- Até logo.
antes de fechar a porta, que ninguém ouviria por causa do barulho da musica ou da conversa.

É que às vezes acontece o contrário. Tem-se a sensacao  que se disse
- Adeus, gostei muito de ti.
ou
- Até logo.
mas que o visado nao ouviu por causa de um barulho de musica ou de uma conversa ou de outro ruido qualquer que na altura nao parecia importar, e só perante a batota de morrer sem avisar se amplia num vazio insurdecedor que ataca o estomago.

Seria bom que o Sr. Jesus ponderasse alteracoes deste genero porque mais de 2 mil anos sem mudanca criam descredito em qualquer sistema. De qualquer modo, se nao houver mudanca nao faz mal. O Coroneu e o resto dos seres criados à imagem do Sr. Jesus cá estarao para fazerem segundo a Vossa vontade a
té morrerem
(sem aviso de recepcao, sem festa, sem cha das cinco e a distribuir desvelos de carinho na imprevidencia que uma morte subita impeca de dizer Gosto de ti a alguem verdadeiramente especial).
 
O Coroneu tem consciencia que se deve estar sempre preparado, mas acredite que nunca se esta. Obrigado e espera o Coroneu ver o Sr. Jesus muito mais tarde.

Sem comentários: