segunda-feira, fevereiro 16, 2004

A Civilizacao antes de Colombo

Antes de Colombo viviam em paz - mais ou menos, mais ou menos - os Aztecas, os Incas e os Maias. Os Aztecas e os Maias na America Central. Na America do Sul, os Incas.

Na regiao dos Andes, muito antes dos Incas apareceram outras civilizacoes, que o Coroneu veio a saber;

A mais antiga que se conhece e a Chavin de Huantar (850 A.C. - 200 A.C.). Regiao norte/centro do Peru.

Depois o povo de Paracas (600 A.C. - 200 A.C.). Costa sul do Peru, que o Coroneu visitou. Paracas e hoje cidade estival de onde se apanham barcos p ver elefantes do mar. O Coroneu viu um morto, abandonado na costa da praia de Paracas ja ressequido pelo sol, a pele amarela. Ha mais publicidade e tours as praias que a esta civilizacao pioneira na 'cirurgia craniana'.

Da cultura Nazca (100 A.C. - 1000 D.C.), a poucos km de Paracas, conheceu o Coroneu muitos artefactos alem das linhas vistas de um Cessna de 4 lugares a 2300 km de altura. Ha uma linha que desenha um macaco que so existe a mais de 1000 km da regiao, na selva. A maioria das linhas convergem para uma montanha que cobre um importante lencol de agua, muito muito importante na pampa arida do Peru.

A cultura Moche (50 D.C. - 600 D.C.), na costa norte do Peru, desapareceu sem se saber porque. E so mais um misterio repleto de teorias e carente de explicacoes. Construiram 2 piramides sobre os respectivos terracos dedicados ao Sol e a Lua.

Os Tiwanacu (sec.VII - sec.XII), surgiram no altiplano boliviano, junto ao Lago Titicaca. A menos de 1h de La Paz o Coroneu visitou a Puerta del Sol, simbolo hoje da Bolivia - pais mais tradicional e pobre da America do Sul. Os Tiwanacu inovaram no campo da arquitectura, usando grampos de cobre para unir blocos de pedra na perfeicao. Tambem estudaram os astros e a propagacao do som. Nos solesticios as sombras dos cantos dos templos dao um expectaculo as centenas de pessoas que assistem todos os anos... So vendo...

Os Huari (sec.IX - sec.XIII), tambem no altiplano andino, sao curiosos porque deram inicio ao declinio das construcoes religiosas em previlegio das residenciais, nao descurando totalmente os centros cerimoniais. Sacrificios de lamas e coisas assim...

O Imperio Chimu (1350 - 1470), litoral norte do Peru, considerado o ultimo Imperio pre-inca. A particularidade e que quando o chefe morria o sepultavam no centro da aldeia, que era lacrada e abandonada.

Por fim, os Incas (1110 - 1530) absorveram sem eliminar o melhor de cada cultura que conquistaram. Alastraram um Imperio dedicado ao Sol a partir de Cusco, capital a 6 dias de caminho de Machu Pichu. Adornaram-se de joias de prata e ouro, construiram canais e terracos para agricultura em encostas e dominaram territorios do Equador, Peru, Bolivia e Chile.

Ate a chegada de Francisco Pizarro que eliminou sem absorver o melhor de cada cultura que conquistou. A febre do ouro e do El Dorado...

Sem comentários: