terça-feira, fevereiro 03, 2004

Adeus Bolivia


O Coroneu disse adeus a Bolivia num estilo discreto: La Paz com um autocarro normal. Para tras ficou:

Santa Cruz, cidade empresarial por excelencia onde o Coroneu so ficou ate encontrar transporte p sair dali.
(Santa Cruz - Cochabamba: viagem normal com mais passageiros que acentos, so um furo e uma hora de atraso)

Cochabamba, a 4 cidade com estatua de Cristo gigante onde ate entao o Coroneu tinha estado. Nada mais de especial a assinalar alem de tantas peluquerias como cafes em Portugal.
(Cochabamba-Sucre: viagem de autocarro normal, com a cabeca de um passageiro q dormia no corredor apoiada na perna do Coroneu. Sem furos.)

Sucre, cidade capital so de nome e na constituicao. Chamada cidade branca - como Corumba, no Brasil - porque os aymaras e quechuas acreditam que os fortes raios de sol que confluem sao atractivos p os maus espiritos que podem ser afastados com a cor branca nas paredes - talvez os maus espiritos n sejam alheios aos espanhois q instalaram as suas familias aqui onde com a prata das minhas q os indigenas escavavam.
(Sucre-Potosi: viagem normal, 1 furo sem pneu sobresselente).

Potosi, cidade outrora tao rica que pavimentavam as ruas com a prata das minas. O Coroneu visitou as minas e sentiu as ondas de 12 explosoes 20 m dentro da montanha. Os mineiros adoram o Tio, estatua do Diabo numa das galerias, porque e quem domina debaixo da terra. Um mineiro em media ganha 30 Bol por dia (EUR3.5).
(Potosi-Uyuni: 230 km feitos em 14h, mais 7 que as previstas; 1 furo, 1 operacao stop pelos Narcoticos que apreenderam cocaina escondida no meio de 'pipocas', 1 furo sem pneu sobresselente, e viagem com um cachorro ao colo e uma galinha aos pes).

Uyuni, e uma perola das maravilhas naturais. Onde esta o maior salar do planeta, uma ancestral saida para o mar fechada pelo movimento das placas, formou um lago que acabou por evaporar. 12mil km2 onde o ceu se funde com terra, tudo reflectido... Por 20USD podemos dormir num hotel feito de blocos de sal que o Coroneu visitou- que deve ser frio como o carago! Ou por 6 Bol comprar 1Ton de sal de cozinha ensacado...
(Uyuni-La Paz: 18 horas sem penus nem galinhas nem ... Ah, os Narcoticos outra vez... mas desta vez nao acharam nada).

La Paz, cidade grande com um centro pequeno. A capital de facto onde o Coroneu assistiu a varias confrontacoes em frente ao Parlamento e ao Governo por causa do problema do gas natural e das terras dos indigenas. O Coroneu gostou muito da capital mas nao queria ca estar a partir de Marco... so uma previsao...
(La Paz-Copacabana: Tudo normal e video do Jackie Chan! IUPIIIII)

Lago Titicaca, o maior navegavel do mundo, tao grande que ha partes que e so horizonte, tao grande que ha ilhas flutuantes construidas com uma especie de juncos que tambem se comem onde vivem familias, tem escolas, ate presidente de ilha, tudo, tudo...

E assim e a Bolivia... Gente orgulhosa que vira a cara contra as fotos, mas q n hesita em estender a mao para a esmola, a passagem do gringo. Ha tempos o Coroneu ouviu na televisao o chileno Luis Sepulveda dizer que a melhor maneira de viajar nao e confirmar, e descobrir... E verdade. Descobrir coisas novas faz sempre esquecer as coisas velhas. E isso e bom.

Sem comentários: