terça-feira, janeiro 27, 2004

Butch Cassidy e Sundance Kid

"Sundance:What's your idea this time?
Butch: Bolivia.
Sundance: What's Bolivia?"


Do filme "Dois homens, um destino", o Coroneu sempre se lembra apenas do final em que os dois anti-herois saiem da cabana sitiada a disparar contra um batalhao armado, na Bolivia. E acaba assim. Com Paul Newman e Robert Redford de pistolas no ar.

Muito tempo se passou, muitos filmes também (muitos Charlie Chaplin, muitos Errol Flynn, alguns Gregory Peck) e o Coroneu esqueceu - ate que conheceu a Patagónia e tropecou em novas referencias de Butch Cassidy e Sundance Kid.

Descobriu por exemplo que Sundance ganhou a alcunha depois de 18 meses preso em Sundance, Wyoming, EUA por roubo de um cavalo.

Outra referencia encontrou o Coroneu no livro do chileno Luis Sepulveda, 'Patagónia Express', em que o autor relata o seu encontro com Bruce Chatwin ('Na Patagónia') e desvenda ao Coroneu a permanencia dos dois ladroes na Patagónia.

De 1889 a 1890 assaltaram bancos e comboios nos EUA, em Marco de 1891 fugiram por barco para a Argentina e em Junho chegaram a Patagónia, de comboio - sempre perseguidos por cacadores de premios da Agencia de Detectives Pinkertons.

Montaram um rancho em Valle Cholila e durante 5 anos ficaram em paz a criar gado até que em Maio de 1895, para fugir aos Pinkertons que vieram até a América do Sul, apanharam um vapor pelo Lago Nahuel até pararem em Antofagasta, a norte do Chile.

Assentaram em 1907 em Santa Cruz, Bolivia, que o Coroneu ja visitou, onde Butch queria establecer-se como criador de gado. Ali estiveram um ano até que Sundance se embebedou e gabou-se no bar dos assaltos que tinham feito - tiveram de partir novamente e permaneceram num acampamento a 24Km de Tupiza, Bolivia.

Souberam de uma remessa de ordenados de mineiros que iam ser transportados por mula de Tupiza até Quechisla, perto da fronteira com a Argentina, e foi o último assalto que fizeram...

Mais tarde conta a lenda que ao pedirem alojamento em San Vicente, reconheceram a mula e foi assim que foram apanhados. Conta a lenda que se suicidaram na cabana onde estavam cercados.

A familia de Sundance Kid acredita que morreu realmente em San Vicente, porque foi de lá que receberam a última carta. De Butch nao se sabe, pode até ter regressado aos EUA... Muitas versoes existem...

No entanto o Coroneu descobriu que o Sepulveda, está a preparar um argumento para um faroeste latino realizado por Walter Salles. O escritor acredita, após investigacoes, que ambos os ladroes acabaram os seus dias na Patagonia Argentina, nao na Bolivia. Um novo filme virá... E até lá o Coroneu visitará o rancho dos senhores, em Cholila, na Patagonia - se o descobrir entretanto...

"You've gotta get used to Bolivian ways. You got to go easy...(patooiee!!!! Damn it!)...like I do. Course you probably think I'm crazy, but I'm not. (patooiee!!!! Bingo!) I'm colorful. That's what happens when you live ten years alone in Bolivia - you get colorful."

Sem comentários: