sábado, dezembro 13, 2003

Retalhos do mitico caderno do Coroneu Capeta e outros textos

Do Walter e o Oceano Pacifico
"(...)'Quiero ver vos banharem-se. Hace frio hein?', disse Walter o barrigudo e castico guia do Murruga e do Coroneu. Walter nao acreditava que iam mergulhar nas aguas frias. Depois de comprar uma toalha e antes de comer uma sandes, o mergulho. Enquanto o Coroneu nadava reparou no suspenso de expectativa Walter em pé na margem. Mais tarde ao verem as fotos, o Coroneu e o Murruga descobriram que o Walter pegou na máquina e tirou-lhes uma foto aos dois. Uma foto desenquadrada mas é uma foto tirada pelo Walter, o chileno, a dois turistas a banharem-se pela primeira vez no Oceano Pacífico."

Da porta USB
"Porta USB é o que o Coroneu usa para carregar fotos para a net, nos cybercafés. O Coroneu pensava que seria educação perguntar antes de ligar o cabo. Pensava, agora chega e liga os cabos sem demais.
'Perdon, tienes puerta USB?'
1- 'Non si puede instalar nadie aqui!'
2- 'No, no, drogas aqui non siñor...' "

Do café con piernas em Santiago do Chile
"(...)'Mi quiedo nervioso con as tuas piernas no espelho', Murruga.
De frente para o Murruga e para o Coroneu uma parede de espelho dava interminavelmente as boas vindas. Viam-se sentados no balcao onde bebiam o café, o banco giratório, e as pernas e as costas das meninas que serviam o café e se acomodavam ao ouvido de quem se sentava, inclinadas. O espelho reflectia, com especial intimidade, um fio dental - roxo, amarelo, rosa... - e umas meias de xadres descosidas que nao destuariam numa noite qualquer terminada com umas notas sobre a mesa de cabeceira de uma pensao dos Anjos. Com eles só um café cultural e a magnifica tirada inpirada do Morruga 'Mi quiedo nervioso con as tuas piernas no espelho'

Da normalidade
"'Normallity and Majority are always linked concepts', Coroneu with a bottle of wine at Mendoza"

De Ushuaia, Patagónia, Tierra del Fuego
"(...) E assim parece que este Fim do Mundo, é como aquela figura do Tintim que se olharmos invertida transforma-se numa mulher (exactamente o oposto do Algarve dos turistas). Darwin nao entendia como esta terra insipida jamais lhe saia da cabeca. Talvez porque no fundo no fundo ele visse a figura invertida e soubesse que em vez de um velho homem barbudo estava uma linda terra virgem - que ainda hoje o é - a quem se chama Fim do Mundo como quem quer dizer Principio do Mundo, como quando se insulta ou se manda à merda um amigo querendo dizer exactamente o contrario. Querendo dizer 'Gosto de ti pá.'".

Sem comentários: