terça-feira, dezembro 20, 2005

Quente a Sul, Frio a Norte

Neste hemisfério o Coroneu vai a correr para o Sul sempre que pode, para a planície quente e despovoada onde o horizonte só existe porque a Terra é redonda. É mágica esta planície porque as cores mudam com as estações e o seco árido alterna com as chuvas numa dança cromática que ao contrário das outras regiões não se limita ao castanho e ao verde.

Esta planície também tem litoral, voltado para o Brasil e para a viagem. Tem casas brancas e gente que veste de preto, muito afável e indiferente a modas numa atitude digna e muito sua que perdura. Neste hemisfério as pessoas do Sul são quentes como esse clima cada vez mais próximo do deserto, são constantemente moldadas pelo vento mas não se abatem, como as dunas. A este Sul não alcança a nortada nem o frio que vem do Norte. Claro que no outro hemisfério é diferente, é ao contrário.

5 comentários:

Anónimo disse...

Os CasTigadores gostariam ainda de acrescentar q a NORTADA é uma coisa de gente grande. Só para gente dura, muito dura. Gente que vibra com a NORTADA a passar-lhe nos ossos! :)

Coroneu disse...

É verdade que é para gente dura, assim como o frio recorde que prespassa a planície nestes tempos. Mas o Coroneu duvida que haja gente que deseje vento gelado nos ossos... :)

João Tomaz disse...

o que o pelicano passa por fumar na varanda à noite também é duro

Anónimo disse...

Frio nos ossos é algo de desagradável. Por isso, é bom viver no Sul, quentinho. Viva o Sul!

Coroneu disse...

O Norte também é muito bonito, o Coroneu não quis insinuar o contrário... Embora o Sul, para o Coroneu, seja sempre o Sul ;)