sábado, agosto 20, 2005

1914-1918

Enquanto na comunicação social se assinalam os 60 anos das bombas como erro monumental (ou necessário) da História o Coroneu tropeçou num despretensioso livro sobre a que em ingenuidade se supunha ser a guerra para acabar com todas as guerras - a Grande Guerra.

(o Coroneu emenda porque além de não se exprimir em alemão acha um despropósito o substantivo guerra ter inicial maiúscula e como adjectivo grande) - a primeira guerra mundial.

Neste livro o Coroneu relembrou ou aprendeu o seguinte:

- A guerra foi iniciada pela Aústria contra a Servia porque um grupo chamado Mão Negra matou com uma bala o futuro imperador da Austria (Antes do tiro mortal, uma granada caiu-lhe no carro mas o futuro imperador atirou-a para trás... provocando 8 feridos do carro posterior).

- O chefe de estado alemão que se aliou à Aústria era neto da rainha de Inglaterra.

- A familia real inglesa tinha um apelido alemão antes da guerra e que mudou para o apelido inglês Windsor por desprezo aos alemães.

- Como a familia real, também foram mudados os nomes aos pastores alemães para lobos de alsácia - pensava o Coroneu que eram raças diferentes.

- Durante o ano que durou (1918-1919), a gripe espanhola matou mais pessoas (20 milhões) que a guerra (8,5 milhões).

- A guerra demorou 4 anos, 4 meses e 4 dias até ao armisticio, assinado às 11h de dia 11 de Novembro (11º mês).

O pior da guerra que não acabou com todas as guerras foi que, como o Coroneu aprendeu na Galáctica, impulsionou a segunda guerra para decidir em definitivo o resultado da primeira.

2 comentários:

trintapermanente disse...

muito bem escrito. o Coroneu pensa bem :)

Anónimo disse...

Caro coroneu, terá o coroneu também aprendido na Galáctica outros factos relacionados com os Brasileiros? Eta povinho com datas comemorativas sem saberem a q se devem... ´25 de Março, 23 de Maio, eu sei lá....