“(…) bajo la coartada de la modernidad, el experimento, la búsqueda de ‘nuevos medios de expresión’, en verdad se documentaba la terrible orfandad de ideas, de cultura artística (…) que caracteriza a buena parte del quehacer plástico en nuestros días.” El Lenguaje de la Pasion, Caca de Elefante, Mario Vargas Llosa.
Ao passear na Avenida Corrientes em Buenos Aires o Coroneu caiu na armadilha de entrar num dos teatros para ver um espectáculo a la gorra. O espectáculo foi sem duvida moderno, sem duvida chocante, sem duvida contra a moral imposta numa sociedade globalizadora e de costumes hipócritas e etc… E sem duvida que o Coroneu nao gostou do espectaculo.
Sob o risco de ser considerado complexado, ortodoxo ou de gostos atavicos o Coroneu explica o teatro numa frase para depois explicar noutra frase porque nao gostou.
Catch tem um ringue no centro do palco – que o Coroneu gostou porque ser mulher nao deve ser facil –, cerca de 10 mulheres despidas de roupa desportiva - uma delas de 70 anos que entra ocasionalmente – e um unico actor que interpreta uma transexual, e durante o espectáculo as personagens cospem-se continuamente umas nas outras, beijam-se continuamente umas as outras, despem-se em palco, agridem-se continuamente fisica e emocionalmente, numa das cenas o actor e uma das actoras urinam nus no palco e quase no final fazem essa caracteristica muito na moda que e interagir com os espectadores, com a particularidade de o fazerem atraves do actor e de uma actriz correndo nus entre as cadeiras, o que afugentou do teatro umas 10 pessoas.
O Coroneu nao gostou porque os dialogos e a historia nao sugeriam necessidade de nudez, nem de urina no meio do palco – que assim adquiriram caracter gratuito - e porque o espectador nao deve ser molestado em questoes tao particulares como a sua sexualidade a nao ser que seja avisado antes da peca – nada no cartaz explicita a interaccao com pessoas nuas. O Coroneu louva antes de mais a liberdade de expressao na sociedade de Buenos Aires e a coragem das actrizes – houve actrizes que desistiram e foram substituidas, a actriz mais musculada fazia luta profissionalmente e entrou nesta segunda peca, a primeira foi um espectáculo para criancas.
Por isso o Coroneu gosta de teatros que nao se assemelham a bailados tristes e que
(sobretudo, sobretudo)
possuem uma historia lirica e visual complementares e filhas de uma imaginacao fértil e inteligente. Por isso, sob o risco de ser considerado complexado, ortodoxo ou de gostos atavicos o Coroneu reafirma que nao gostou do teatro.
Gostou da liberdade de expressao da sociedade porteña que – ao contrario do que aconteceria nos EUA e na maior parte da Europa, Portugal incluido - nao levantou polemicas nem anunciou como escandalo este espectáculo praticamente pornografico em nenhum dos 5 canais de TV de Buenos Aires. E ha ainda quem insiste em generalizar o termo terceiro mundo a América Latina…
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