quarta-feira, março 24, 2004

A Bandeira Branca

O Coroneu chegou ao ultimo lago. O lago tem um nome Mapuche como quase todos os lagos por aqui. Chama-se Huechulafquen. Lafquen significa lago e Huechu significa ponta. Porque o lago e angulado como uma flecha que se vai estreitando.

Os Mapuches eram uma das tribos do norte da Patagonia. Eram porque foram quase exterminados pelas campanhas de conquista de terras para a grande patria Argentina. Hoje os responsaveis por esse exterminio - ou pela conquista de terras para a grande patria Argentina - sao herois da nacao, tem esfinge nas notas e emprestam nome a cidades. Entretanto os Mapuches sobrevivem, com um idioma proprio e tradicoes que preservam.

O Coroneu, depois de caminhar 1h ao longo do lago, chegou ao ponto de travessia. A assinalar, uma cana enorme com uma bandeira branca na ponta flutuava com o vento forte. Eram umas 18h e o Coroneu tinha de achar acampamento antes que anoitecesse. O Coroneu poisou a mochila, desprendeu a cana e passou uns 20 minutos a abanar o pano branco sem ver ninguem.

Ate que do outro lado do lago, a descer a colina onde estava a chacra, um cavalo a galope com o Mapuche mais pequeno. Depois de prender o cavalo, atravessou o lago num bote para buscar o Coroneu. Este Mapuche estuda turismo na faculdade mais proxima, veio o Coroneu a saber quando mais tarde falaram de Paulo Coelho, Vargas Llosa, Hemingway (que o Mapuche baixava da internet) da Patagonia e dos indios. A travessia sao 2 pesos (110$) e a estadia no acampamento outros 2 pesos, por noite.

Durante a noite um cao - para variar - fez companhia ao Coroneu a troco de jantar e rosnou varias vezes a noite quando os cavalos selvagens desceram da colina para beberem agua do lago. O Coroneu ouvia-os rodearem a tenda.

De manha a travessia de volta pela canoa. Depois 18 horas de autocarro ate Buenos Aires, a capital da grande nacao Argentina onde se entra muito facilmente. Ja para entrar na Chacra dos Mapuches, um branco teve de abanar uma bandeira branca por 20 minutos. E o Coroneu acha bem.

OBS:O Coroneu adverte que acampar 2 semanas na regiao dos 7 lagos da Patagonia Argentina e uma especie de canto de sereia a Ulisses e pode fazer um gestor, administrador ou economista abandonarem o fato e a gravata num cabide orfao e dedicarem-se para sempre a pesca com mosca, ou a cacar cavalos selvagens entre a fronteira imposta pelos Andes, Chile-Argentina.

Sem comentários: