quarta-feira, janeiro 04, 2006

Samba do Brasil (e há outro?)

'O samba é pai do prazer
O samba é filho da dor'
......................................Caetano Veloso


Há manhãs em que o sol quando espreita às persianas vai directo bater nas pálpebras já a gritar 'Brasil'. E depois seja uma música na rádio ('muita calma nessa hora...'), seja um amigo ao telefone ('e ai cara') ou uma passagem pela GNT e é só sacar lembranças do saco da memória até sair também o cheiro da chuva de Março, ai o cheiro da chuva de Março!, a cintura rebelde do forró, ai as meninas do forró! e até os meninos do forró!, a praia, a praia, a praia, meu Deus as praias daquele país!, as expressões dos brasileiros, a descontracção, a música que o Coroneu antes detestava, forró axê funk samba, os luaus e os países dentro do Brasil, os brasileiros diferentes dos brasileiros, a temperatura nem quente nem fria um tépido moderado com uma humidade exagerada de camisas coladas, os sucos de fruta, a água de côco ou melhor ainda suco de cana ou melhor suco de cana com mistura!, e o culto do corpo sem mostras de inveja, a batalha diária na academia, a forma de fazer amigos (oi tudo bom você é daqui não?), essa maldição que é transformar o olhar e ver também o país da miséria de arrepiar, do crime descontraído, corrupção, enfim tudo o que o samba fala da dor e do prazer, da dança e do sol e da música - já se falou da música? - e naquele tempo contemporâneo da felicidade quase plena o sol acordava com o Coroneu de madrugada a pensar que se Portugal foi um dos pais do Brasil agora, mesmo se não durasse para sempre, valia a pena ser um dos filhos adoptados do Brasil, pode ser Brasil?, perguntava o Coroneu consciente da sorte que tinha. E o Brasil, com um samba de chuvada ao final do dia, respondia alegre que sim.

'Tem gente de toda a cor
tem raça de toda a fé
guitarra de rock and roll
batuque de candomblé'
..........................................Ivete Sangalo

4 comentários:

Anónimo disse...

esta bonito, ja li, fico á espera pois ja estamos a 10 de jan. Ja foste baptizado de poeta, lembras-te? ....se calhar é isso mesmo ...anda muita poesia "por baixo do pano"

João Tomaz disse...

Compreendo perfeitamente o que queres dizer. Quando fui à República Dominicana, vim de lá com o Merengue na cabeça. Antes de lá ir, só a simples ideia de o ouvir, causava-me calafrios...

Anónimo disse...

é a vida nesse meu lugar, é a vida nesse meu lugar, é a vida.... na na na na na na ....

Anónimo disse...

Genial dispatch and this post helped me alot in my college assignement. Thanks you as your information.