segunda-feira, janeiro 30, 2006

Já Vai

(Deve ter sido das últimas eleições presidenciais que deixaram o Coroneu ausente, talvez para absorver os resultados. A emissão segue dentro de momentos.)

quarta-feira, janeiro 18, 2006

É Só Impressão ou...

... o Procurador Geral da República está prestes a ser demitido, ou sexta ou segunda? Há muito que já devia ter sido.

... a Manuela Ferreira Leite vai ser candidata a Primeiro-Ministro depois do segundo mandato do Sócrates? Vai meritóriamente ser eleita.

... muitos dos estudantes agredidos na década de 90 com a polícia cavaquista querem eleger Cavaco? E parece que o polícia que Soares mandou sair da frente vai votar Soares.

... ainda há esquerdalha que vota no Garcia Pereira? Ao menos o Jerónimo não tem cara de antipático, o Louçã concorde-se ou não sabe exprimir-se e o Alegre pode até declamar um poema ou em caso de crise, dois.

(Entretanto no Chile foi eleita a primeira mulher chefe de governo da América do Sul e no Perú há algumas chances de ser eleita a segunda. Isto tudo como pretexto para dizer que o Coroneu queria era voltar ao Perú ou ver melhor o Chile, que isto das eleições e da estupidez humana dá cabo da cabeça ao Coroneu...)

quarta-feira, janeiro 04, 2006

Samba do Brasil (e há outro?)

'O samba é pai do prazer
O samba é filho da dor'
......................................Caetano Veloso


Há manhãs em que o sol quando espreita às persianas vai directo bater nas pálpebras já a gritar 'Brasil'. E depois seja uma música na rádio ('muita calma nessa hora...'), seja um amigo ao telefone ('e ai cara') ou uma passagem pela GNT e é só sacar lembranças do saco da memória até sair também o cheiro da chuva de Março, ai o cheiro da chuva de Março!, a cintura rebelde do forró, ai as meninas do forró! e até os meninos do forró!, a praia, a praia, a praia, meu Deus as praias daquele país!, as expressões dos brasileiros, a descontracção, a música que o Coroneu antes detestava, forró axê funk samba, os luaus e os países dentro do Brasil, os brasileiros diferentes dos brasileiros, a temperatura nem quente nem fria um tépido moderado com uma humidade exagerada de camisas coladas, os sucos de fruta, a água de côco ou melhor ainda suco de cana ou melhor suco de cana com mistura!, e o culto do corpo sem mostras de inveja, a batalha diária na academia, a forma de fazer amigos (oi tudo bom você é daqui não?), essa maldição que é transformar o olhar e ver também o país da miséria de arrepiar, do crime descontraído, corrupção, enfim tudo o que o samba fala da dor e do prazer, da dança e do sol e da música - já se falou da música? - e naquele tempo contemporâneo da felicidade quase plena o sol acordava com o Coroneu de madrugada a pensar que se Portugal foi um dos pais do Brasil agora, mesmo se não durasse para sempre, valia a pena ser um dos filhos adoptados do Brasil, pode ser Brasil?, perguntava o Coroneu consciente da sorte que tinha. E o Brasil, com um samba de chuvada ao final do dia, respondia alegre que sim.

'Tem gente de toda a cor
tem raça de toda a fé
guitarra de rock and roll
batuque de candomblé'
..........................................Ivete Sangalo

segunda-feira, janeiro 02, 2006

Em Que É Que Estás a Pensar?

Há muitos projectos e estudos que não se sabendo bem para que servem despertam uma curiosidade de revista de escândalos. Um dos últimos onde o Coroneu tropeçou é o 'The Thought Project'. O autor é um fotógrafo dinamarquês que durante 3 meses interpelou 150 transeuntes em Copenhaga e Nova Iorque perguntando-lhes em que pensavam naquele instante. Apresenta uma selecção curiosa e quase impressionante de 50 protagonistas com as respectias fotos e pensamentos. E assim o Coroneu tem vontade de perguntar ao leitor: "Em que é que estava a pensar, sr.(a) leitor(a)?"