quinta-feira, março 20, 2003

Joinville, essa bela localidade - report



fica no estado de Santa Catarina, no sul. Tem quase 500 mil habitantes, o mesmo número que o Porto, mas muito menos opções. É a maior cidade do estado embora não seja a capital (que é Florianópolis - Floripa - chamada 'ilha mágica', onde passei o carnaval).

Fica na costa e a praia mais próxima é a 40 minutos de carro, na ilha de São Francisco. Um braço do mar (chamado rio(?) cachoeira), atravessa a cidade, ao lado do morro que ainda não tem favela. Como em todo o sul a especialidade gastronómica é o churrasco, aqui também se come muito marisco.Rodizio de pizzas, frutos do mar, whiskeria - é dificil arranjar peixe!.

Em volta da cidade é só mata atlântica, muito cerrada e verde, cheia de lianas e rica em fauna. Para abrir trilhas só com catana e nunca sozinho. Tem dois cognomes: cidade das flores e cidade das bicicletas (embora só tenha uma ciclovia q é na saída da minha fábrica). As ruas são perpendiculares e rectas, com edificios que parecem o norte da europa. Tanto as ruas como o sobrenome das pessoas são muito do género Schmidt, Meyer, Falgatter, Mueller...

Tem um minizoologico, com capivaras (genero de javali), papagaios, tucanos, araras, macacos e outros afins... Tem 2 centros comerciais, sendo o principal do grupo do Berlusconi. Tem um hipermercado, o BIG, da nossa Sonae. Os dois clubes que há são o JEC (Joinville Esport Clube) e o Caxias.

Eventos culturais, desde 28 de Fevereiro, houve: 3 teatros e 3 concertos de musica. Esta última semana houve também o grande acontecimento que é a semana da dança, em que se vêm apresentar grupos da região e de outras nacionalidades; inclui dança de rua, bailado, contemporanea, jazz...

Esperamos com ansiedade a Oktober Fest, em Outubro.

Sem comentários: